domingo, julho 16, 2006

Uma viagem providencial (XIX)

Últimos dias ao abrigo da Grande Barreira

A 1 de Junho, a chalupa deteve-se no meio de várias ilhas arenosas à flor da água, conhecidas pelo nome de baixios, onde os homens fizeram nova provisão de palurdas e feijões.

Nelson foi então atingido por um mal violentíssimo, que se manifestou por calor e insuportáveis ardores nos intestinos, perda quase completa da vista, sede intensa e absoluta incapacidade de andar. Bligh reservara, providencialmente, um pouco de vinho, e deu-lho, com sopas de pão. Tomado em pequenas doses, este remédio permitiu-lhe restabelecer-se. O contramestre e o carpinteiro queixavam-se também de grandes dores de cabeça e de estômago, e outros sofriam atrozmente de hemorróidas. Em suma, poucos eram os que não tinham motivo sério para gemer.

À tarde, Bligh confiou a um grupo a missão de ir apanhar aves. Voltaram apenas com doze andorinhas-do-mar, mas, se não fosse a estupidez e obstinação de um dos «caçadores», que se perdeu e assustou a «caça», muitas mais teriam trazido. O culpado chamava-se Robert Lamb e, quando chegaram a Java, confessou que devorara nove pássaros crus, depois de se ter isolado dos companheiros. Além das andorinhas-do-mar e das palurdas, estes baixios não proporcionaram mais alimentos aos homens da chalupa.


Sir John Barrow, "Revolta na Bounty", tradução de Fernanda Pinto Rodrigues, Publicações Europa-América, 1972

Sem comentários: