quarta-feira, julho 19, 2006

De Israel

Eu supliquei e a inteligência me foi dada,
invoquei e o Espírito de Sabedoria veio a mim.
Eu a preferi a ceptros e tronos,
comparando-a considerei a riqueza como nada.
Não a equiparei à pedra mais preciosa,
pois todo o ouro a seu lado, é areia apenas
e a prata vale tanto como o barro.
Amei-a mais que à saúde e à beleza
e quis tê-la como luz,
pois seu brilho não conhece ocaso.
Com ela me vieram por acréscimo todos os bens,
em suas mãos havia riquezas incalculáveis.
De todas gozei, pois é a Sabedoria quem as traz,
eu ainda não sabia, mas ela é a mãe de tudo.
Sem maldade aprendi, distribuo sem inveja
sua riqueza não escondo:
é um tesouro inesgotável para os homens,
quem a adquire atrai a amizade de Deus,
pois o Dom da instrução os recomenda.


(Livro da Sabedoria, tradução de José Tolentino Mendonça)

Sem comentários: